sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As escolinhas...


Um segmento de humor muito popular em terras brasilis são as escolinhas. Quem nunca assistiu a escolinha do Professor Raimundo? Eu sou fã confesso do humor praticado pelos humoristas da velhíssima guarda, tipo a Velha Surda, Coronel Totonho e vários outros.
O meu maior ídolo do humor foi quem inaugurou o segmento das escolinhas: Sir Chico Anísio[1].

Eu adorava assistir aos programas vendo o Seu Peru (uia!), Seu Boneco, e os outros que eu não me lembro o nome. Mas, como dizia um outro ícone do humor, "acabou-se o que era doce".
A escolinha do Professor Raimundo deu lugar a coisas medonhas, como Zorra Total e similares. Se nem o Casseta e Planeta hoje em dia é lá aquelas coisas.

Mas tempos depois a Record aparece com uma nova versão da escolinha: a "Escolinha do Barulho". Nesta nova encarnação da escolinha, que misturava humoristas novos e antigos, os professores eram artistas ou cantores convidados.
Não era algo 100% merda total. Até que alguns personagens eram engraçados. Perdi a conta de quantas vezes ri com as palhaçadas do Tiririca[2]. Enfim, até que divertia.

Mas eis que surge a Bandeirantes com sua nova e temível versão: "Uma Escolinha muito Louca[3]".
Pouquíssima graça nas piadas, personagens meio exagerados e bordões idiotas, tornando os personagens artificiais e forçados. Um concorrente de peso pro Zorra Total.

Ao longo do tempo o gênero foi se definhando, e o antigo humor que por vezes soava inocente, deu lugar a um tipo de humor novo, porém, EMHO[4], sem graça e meio forçado.
A das antigas é que era a boa. Outro dia eu faço um post sobre a trajetória dos programas humorísticos e sua decadência na TV brasileña.
Por hoje é só pessoal.


[1] Volta Chico e mostra pra esse pessoal como se faz humor.
[2] Eu também já baixei meu nível.
[3] Louca no sentido literal.
[4] Em Minha Humilde Opinião

Nenhum comentário: