segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SILOGISMOS: Don't be a teacher!...


Essa é a mais nova coluna aqui do aspas. Em 'Silogismos' eu irei discorrer breve e sucintamente acerca de assuntos variados. A estrutura é mais ou menos parecida com a de um silogismo: duas premissas e uma conclusão. Espero que gostem:



Que salário de professor não é aquelas coisas, estamos carecas de saber. Também sabemos das más condições de trabalho que muitos docentes enfrentam. Um profissional que, em tese, ajudaria na formação crítica e acadêmica de um cidadão deveria ganhar um pouco mais e ter mais respaldos. Claro que, a princípio, estou me referindo aos professores de escolas públicas, pois é muito mais comum vê-los em passeatas e em greves do que os de escola particulares. Enfim, os professores ainda não são tratados com o devido respeito no que tange a profissão.

Estou cursando uma faculdade de licenciatura. Quando encontro com alguns professores antigos, muitos vêm com a exclamação "Não faça isso, não seja professor!". E não são apenas meus antigos mestres, outras pessoas também o fazem. Já ouvi também "Tanta coisa pra fazer e você escolheu ser professor! Coitado.".

Penso que a profissão de professor está sendo cada vez mais desvalorizada no nosso país. Se antes o governo não demonstrava uma valorização condizente com a posição que o docente ocupa, agora a coisa não é diferente para os cidadãos. Não bastasse tudo isso, até meus prováveis futuros colegas de profissão me desmotivam. Diante de tudo isso, não me admiraria se os alunos perdessem totalmente o respeito pelos professores. Se nem eles se respeitam e se valorizam.

Nenhum comentário: