sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Feira do Livro inserida em um contexto de Medíocres

Eu tenho o infeliz prazer de ainda estar no Ensino Médio. Mas infelizmente eu necessito de um certificado de conclusão para cursar uma facudade. Já tentei falsificar o mesmo, acelerar o processo me passando por superdotado e até tentei explodir o colégio. Mas enfim, estou na reta final, faltam menos de dois meses - tempo suficiente para o Milton ainda me zuar muito, por estar na faculdade. 

Meu colégio é daqueles particulares cheio de regrinhas, que julgam ser os 'melhores' métodos didáticos minuciosamente estudados. Geralmente não tem grandes eventos, a não ser religiosos. Mas hoje tivemos uma aprazível feira do livro. Eu, como exímio leitor, visitei a mesma no intervalo das aulas. Contávamos com a presença de muitas editoras, uma exposição de orquídeas, e é claro, livros.

Dando uma rápida olhada em tudo que tinha ali, notei que 90% tratava-se de livros de cunho infantil. Gostaria de saber o que culminou a ausência de uma literatura ao menos mais juvenil. Perguntei a uma moça que, assim como o 98,9% do mundo, não estava fazendo nada. A resposta não me agradou. Mas eu deveria 'sacar' que seria isso. Os jovens de hoje, de fato, não lêem mais. Sim, negligenciam qualquer tipo de leitura, desde os best sellers mais caros até a caixinha de leite. 

É, sinceramente, uma pena. Não sei se é a internet, o cinema, o campeonato de bolinhas de gude, ou sei lá, ninguém mais lê. 

Então, a bibliotecária premiou os alunos que emprestaram mais livros da biblioteca. E adivinha quem acabou ganhando um livro?



Trata-se de Senhora, de José de Alencar. Obra glorificada na literatura Brasileira.

*Vou tirar no palito pra ver se vou ler mesmo esse livro.
**A fotografia foi tirada do meu celular super podre.
***Não tem terceiro item. 

Um comentário:

Miltão disse...

Não é só com os livros que isso acontece não.

As histórias em quadrinhos estão perdendo cada vez mais terreno. A renovação de leitores decresce em função do tempo.
Mas, é bom termos esperança.

*No final do terceiro colegial eu ganhei um livro também, por ter emprestado mais livros na biblioteca.

**Isso não significa que os lia:)

***hehe, tah no colegial ainda, hahahahahah