quarta-feira, 25 de março de 2009

Sacanagem com os novatos...

Os professores temporários (também conhecidos como eventuais ou substitutos) eram classificados segundo seu número de pontos (um critério da secretaria da educação). No ano passado o método de classificação seria substituído por uma prova classificatória (em que os pontos ajudariam a aumentar a nota).

 

No antigo sistema uma pessoa que acabou de terminar o curso superior de licenciatura (ou que ainda estivesse cursando) teria zero pontos, ficando em desvantagem em relação àqueles que já tinham certo tempo de casa, i.é., grosso modo importava o tempo de casa, não se o sujeito detinha os conhecimentos necessários.

 

Com essa prova classificatória todos estariam em pé de igualdade, pois teriam seus conhecimentos testados em uma prova, e aqueles que tinham muito tempo de casa ainda teriam seus pontos convertidos em pontos da prova. Ainda por cima os que estivessem mais bem preparados seriam os primeiros da lista, ou seja, a qualidade estaria em evidencia, para sorte dos alunos.

 

Achei isto muito bom para todos. A APEOESP (um sindicato dos professores) entrou com uma ação dizendo que esta prova colocava os professores mais antigos em desvantagem. No dia da prova, muito desses professes mais antigos (que faziam parte da APEOESP) tiraram nota zero. A APEOESP os defendeu dizendo que estes entregaram a prova em branco em um ato de protesto. Acabou que para o ano de 2009 seria mantido o critério antigo de pontos.

 

Tentei entender como alguém pode achar que um método que avalia os conhecimentos dos docentes e que coloca todos em pé de igualdade poderia ser de algum modo desfavorecedor para alguém (na verdade seria desfavorecedor pra quem não gosta de estudar). Não consegui. Vai ver esses professores antigos só estavam querendo defender o deles. Interessante. Só porque o sujeito tem 20 anos de casa ele tem preferência em relação a um cidadão que acabou de terminar a licenciatura e ralou de estudar os PCN’s da vida? Deveras sinistro. Quem perde? Pessoas novas de casa que querem trabalhar honestamente estudando para tanto e os alunos que deveriam ter qualidade.

 

This is Brazil!

2 comentários:

PR disse...

eu que diga, ano que vem termino a minha licenciatura em física, essa nova "estratégia" seria bom demais para os recém formados (inclusive eu) nesta e outras áreas. em base, todo mundo sabe que quem acaba de sair da faculdade não tem muita sorte na empregabilidade na sua respectiva área de formação. é triste, outra que não seria um ganho só para os novos professores como para a educação nacional, mas fazer o que? é Brasil né? aqui quem não estuda vira presidente.
eu já tinha te colocado no meu blog como um blog interessante. ;)
GRANDE abraço cara!

Miltão disse...

@PR

maneiro! eu curso licenciatura em matemática e estou me achegando pro lado da fisica.

Deixa seu e-mail aí pra gente trocar uma idéia.
Vou linkar o seu blog aqui no aspas.

Em relação ao post, é como eu disse e vc repetiu: é o Brasil.

Abçs.