sábado, 22 de novembro de 2008

História serve pra quê?...

Estava fuçando na comunidade da minha pequena cidade e aproveitei pra abrir um tópico onde eu pedi pra alguém tirar algumas dúvidas minhas sobre a história da nossa cidade.

Acabei lembrando que nunca me ensinaram nada sobre minha cidadezinha[1] querida na escola. Tipo, passei anos e anos naquele lugar (a escola, cacilda) e nas aulas de história a professora sempre ensinava coisas que aconteceram antes de eu nascer. Até aí normal. Mas nunca a professora (de história, cacilda[2]) me respondia porque a gente aprendia[3] aquilo.

Passei onze anos lá[4] e nunca disseram nadinha sobre a minha cidade. Lembro que "aprendi" algo sobre um num-sei-o-que de Tordesilhas, que até hoje eu não sei pra que serviu ou vai servir. Mas sobre a minha cidade, nada.

Outra coisa que eu nunca entendi pra que servia era os benditos vistos que os professores davam nos cadernos de quem já tinha copiado toda a matéria[5], mas isso é assunto pra outra conversa...


[1] Cidadezinha de dezoito mil habitantes.
[2] O nome da minha professora de história não era Cacilda, era Ivone.
[3] Nesse contexto, "aprendia" é uma completa ironia.
[4] Não que eu tivesse escolha.
[5] Na verdade isso era um modo de subjulgar os alunos.

6 comentários:

HHHelderBeast disse...

Que tal a pergunta:

"Escola serve pra quê?...".

Unknown disse...

História deve servir pra muitas coisas, como para nos ajudar a entender como fatos passados refletem até hoje em nossas vidas, como pagamos por em nossa "trajetória de sociedade" termos tido péssimas condutas, escolhas, e deve servir tbém para refletirmos e buscarmos melhorar o que ainda teremos pela frente, abraços!

Miltão disse...

A meu ver, história serve pra não cometermos os mesmos erros que antigamente.

E isso funciona, os erros de agora são novíssimos.

Barba disse...

num-sei-o-que de Tordesilhas


Geografia
¬¬

Miltão disse...

Né história não?

Barba disse...

iauhaiuhai
acho q não pequeno poney